
Guimarães
LOCALIZAÇÃO
HABITANTES
PATRIMÓNIO MUNDIAL
Situada no Distrito de Braga, região Norte e sub-região do Ave, limitada a norte pelo município de Póvoa de Lanhoso, a leste por Fafe, a sul por Felgueiras, Vizela e Santo Tirso, a oeste por Vila Nova de Famalicão e a noroeste por Braga.
Guimarães é, administrativamente, um concelho composto por 48 freguesias que se inserem numa área de 242,32 Km2, com cerca de 160.000 habitantes.
Guimarães é uma cidade com um passado histórico, cuja história está associada à fundação da identidade nacional e à língua portuguesa.
O Centro Histórico de Guimarães, foi classificado Património Mundial pela UNESCO a 13 de Dezembro de 2001.
Além do emblemático centro Histórico, classificado Patrimónnio da Humanidade pela UNESCO a 13 de Dezembro de 2001, onde se pode visitar as atrações históricas da cidade, Guimarães foi nomeada Capital Europeia da Cultura em 2012, tendo sido palco de cerca 600 eventos culturais.
Após ser eleita Capital Europeia da Cultura, foi alvo de inúmeras intervenções, como: restauros de edificos, construção de novos museus e teatros até á conversão de espaços industriais em centros culturais.
Guimarães é uma cidade histórica, com um papel crucial na formação de Portugal, e que conta já com mais de um milénio desde a sua formação, altura em que era designada como Vimaranes.
Também conhecida por Berço da Nação, pois foi a partir daqui que D. Afonso henriques e D. Henrique iniciou a Conquista de Portugal aos mouros. O Centro Histórico, onde estão localizados museus e outras atrações, ao final do dia, transforma-se num palco de animação marcado pelo ritmo e pela dinâmica dos vários bares e cafés. O povo de Guimarães, os Vimaranenses ou Conquistadores, como são muitas vezes chamados, souberam conciliar a história da sua terra, com o dinamismo e empreendedorsmo que caracterizam as cidades modernas.
Por isso mesmo, Guimarães é hoje um marco histórico-cultural e turístico, não só em Portugal mas também a nível mundial. Uma visita a Guimarães convida-nos a apreciar a gastronomia, podendo experimentar-se as suas famosas tortas, as queimadinhas ou o toucinho do céu, e de desrutar da beleza de um cenário marcado pela paisagem natural que se cruza.